Como organizar uma mudança

Sim, é possível organizar uma mudança. Apesar de todo o caos e transtorno gerado, algumas dicas são preciosas nesse momento.Com o decorrer desses anos adquiri um pouco de prática no que diz respeito a mudança (mais de 35 mudanças no currículo), então resolvi compartilhar minhas dicas.

Mas por onde começar?  O que devemos embalar com cuidado?  Veja abaixo:

1- Faça uma lista

Comece fazendo uma lista de todos os móveis, eletrodomésticos de grande porte (geladeira, fogão, máquina de lavar,…),objetos e caixas. Tome nota de todos os seus bens e se possível tente fazer uma estimativa de quantas caixas serão usadas para embalar todos os seus pertences. Mas por que devemos fazer a lista? Para que não tenha surpresas na hora da conta com a empresa de mudança, envie a lista completa de seus bens que irão ser transportados, pois assim a Empresa fornecerá um orçamento compatível com a realidade e também uma mudança sem surpresas para o seu bolso. Não tenha vergonha, faça pelo menos 3 orçamentos em diferentes empresas.

2- Caixas e embalagens

Após definir a empresa que irá realizar a mudança, é a hora de ir atrás de caixas e embalagens.

Caixas de papelão: são extremamente úteis e a melhor maneira e a mais barata de consegui-las são em supermercados. Vá ao supermercado do seu bairro e procure o supervisor e pergunte se eles tem caixas de papelão disponíveis. Os supermercados recebem mercadorias em caixas diariamente, e após retirarem as mercadorias das caixas, as mesmas geralmente são jogadas fora. Com certeza o mercado não irá lhe cobrar nada por elas. Você também pode comprar caixas de papelão novas em fábricas de cartonagens. Geralmente as caixas novas são vendidas por lotes, o que fica mais barato do que comprar a unidade.

Jornal: jornal é o uma ótima opção para embalar louças e vidros, além de ser barato. A única parte negativa de embalar louças e vidros com jornais é que ao desembalar será necessário lavar todos os objetos.

Plástico bolha: ótimo para enfeites, objetos de decoração delicados e que podem quebrar facilmente. Vendido em papelarias em rolos.

Fita adesiva: esse é um item mais que essencial quando pensamos em mudança. Compre fitas de qualidade, como as da marca 3M. Servirão para lacrar suas caixas.

Canetas hidrográficas: Servirão para escrever em cada caixa, o que tem dentro e ao qual cômodo pertence.

3- Embale por cômodo.

Faça o processo por cômodo. Ex: se decidiu começar pela sala, ponha todos os objetos do mesmo cômodo embalados em caixas e ao fechar cada caixa com a fita adesiva, escreva na parte de cima da caixa com uma caneta hidrográfica a que cômodo a caixa pertence, no caso a sala, e o que contém dentro, ex.: porta retratos, louças, etc. Caso sejam objetos frágeis, faça uso de uma caneta hidrográfica vermelha para chamar a atenção de quem vai carregar a caixa até o caminhão e de quando a caixa for transportada para o novo lar. Será muito mais fácil desembalar quando já se sabe para onde cada caixa deve ser posta e o que deve ser desembalado primeiro.

4- Desmontando móveis

Não importa quem seja a pessoa que irá desmontar os móveis, fique atento aos parafusos e pequenos acessórios. Para cada móvel desmontado guarde todos os parafusos e acessórios pequenos juntos em um saquinho. Como são objetos pequenos, a tendência é que se percam ou na hora da confusão colocamos em algum lugar que geralmente não lembramos. Guarde consigo, para que quando forem montados no novo lar, não hajam problemas. O mesmo para controles remotos de TVs, som e DVD. Guarde também consigo, ou defina uma caixa apenas para esses objetos, e claro, escrevendo na caixa o que há dentro.

5- Roupas e objetos de valor

Uma opção para transportar as roupas são as malas e bolsas de viagens. Ficarão bem acomodadas e protegidas. Objetos de valor como jóias e relógios ficarão mais seguros se forem transportados pelo próprio dono. Evite colocar esse tipo de objeto em um caminhão de mudança.

6- Jogando fora e doação

Esse é um momento perfeito para definir o que vai jogar fora e o que será doado. Muitas vezes só nos damos conta da quantidade de coisas inúteis que temos quando estamos fazendo um limpeza ou nos mudando. Aproveite esse momento e pratique o desapego. Vá para a casa nova com o que realmente precisa e com o que realmente quer. Boa mudança!

Foto: Reprodução

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *